segunda-feira, 27 de junho de 2011

Como criar seu próprio épico.

Fazer um filme sobre um herói destemido que enfrenta um perigo inimaginável sem cair na mesmisse é um desafio mais inimaginável ainda. Ver uma superprodução hollywoodiana trazer para as telas uma adaptação de alguma estória da mitologia grega sem perceber os mesmos caminhos sendo percorridos de novo, então,  é mais difícil do que cavalo voar (e olhe que nesse filme tem um cavalo que voa! ¬¬). O filme acaba e você fica com a aquela sensação de "quero minhas duas horas de volta".

Ok. As quase duas horas de CLASH OF TITANS, que eu vi ontem, não são completamente perdidas. Mas chega perto. Diálogos fracos, algumas tomadas são de uma cafonisse lamentáááável, como diria o Zé Graça, toda a concepção visual do filme, bem como a direção de arte, tentam inovar demais e acabam criando uma versão real-action dos Cavaleiros do Zodíaco, nas cenas de morte estão lá todos aqueles diálogos afetados sobre honra e coragem e "eu paro aqui mas a sua jornada continua blá blá blá...", o monstro final que é ridicularmente grande (ok, ele é um titã, mas não precisava ser tão grande a ponto de poder ser considerado um lugar) que sempre morre de uma maneira vergonhosamente fácil, etc. A cena da morte da Medusa foi legal, mas acaba se afogando num mar de falas sofríveis, como a de Perseus antes de entrar na caverna da besta dos cabelos de cobra e olhos petrificantes: "Don't look that bitch in the eyes!" ¬¬ Sério? Uma saga grega? Don't look that bitch in the eyes?! Eu mereço isso?!

Não... fora outra coisa profundamente irritante é que todas as estórias de língua não inglesa, em todos os lugares da europa, em qualquer período, só se fala inglês britânico. Se a estória se passa na Segunda Guerra Mundial só com personagens alemães, na Itália renascentista, no extremo norte gelado, ou na Grécia dos deuses e titãs, não importa. Todos falam com um inglês londrino indefectível.

Por isso, amigos, resolvi fazer um guia para vocês que, de tanto bocejarem diante de todos os Arthur's e Hercules' da vida, resolveram fazer o seu próprio épico.


Primeiro de tudo, você precisa do herói. Ele precisa ser jovem e ainda não estar no topo da carreira. Isso é importante, pois o mainstream precisa de "carne nova" para ser a cara de um blockbuster. Esse rapazinho é teimoso como uma mula, tem um senso de correção moral de titânio e raramente sorri. Ele é meio grosseirão, mas é capaz de morrer por um grupo de caras que ele acabou de conhecer.


Toda essa retidão de caráter, ele herdou do seu pai, que era um trabalhador braçal muito humilde e muito obstinado a dar uma boa vida à família. Geralmente sorridente e até um pouco ingênuo, sempre morre tragicamente, o que pode ser a grande motivação para o personagem principal enfrentar horrores incalculáveis.





Falando nisso, o vilão precisa ser absolutamente imprevisível. Ele fala calmamente, se move gentilmente e nunca se exalta. Este é um personagem difícil, pois por alguma razão, sempre se espera dele uma grande novidade visual e estlística. Nunca do herói. E em Clash of Titans, ele está bem legal. Nada extraordinário, mas a concepção do personagem é muito boa. As cenas dele surgindo e indo embora são grande parte da graça do filme.



A guerreira sexy e ousada também é importante. Há sempre uma tensão sexual entre ela e o herói, que não vai dar em nada, porque um deles vai morrer. Provavelmente ela. Ela é mais madura e tem sempre ideias melhores que o herói, o que o irrita. Toda voluptuosa, ela não é nada indefesa e sabe lutar, ao contrário da...




... princesa delicada. Essa moça chora. Ponto. Ela derrama rios durante o filme todo. Tem que ser played por uma atriz que dá nojo de tão linda e que tenha cara de boa moça. Ela geralmente encerra boa parte das motivações dentro da trama. No caso de Clash of Titans, nem tanto, mas na maioria dos épicos, galáxias se evaporam por causa dela.




Ao lado do herói, está o guerreiro badass mal-encarado e rude. O início do relacionamento deles é sempre péssimo, e você é forçado a sentir antipatia por ele. Não se engane: apesar de ter sido obrigado por algum superior a empreender essa batalha ao lado do herói, no decorrer do filme, esse lutador mais experiente e técnico se fragiliza com a causa e se revela um grande homem, blá blá blá... e geralmente morre (sempre com muito estilo) para salvar a pele do herói, que honrará seu trágico fim.



 Ao lado deste, um guerreiro atrapalhado, fanfarrão e/ou beberrão, ou no mínimo, menos compenetrado que os outros, que é o caso deste da foto. Ele será o alívio cômico da trama, lutando de maneira atrapalhada, fazendo piadas incovenientes, dormindo de boca aberta, ou mostrando a bunda para uma criatura de 10 metros. Geralmente é ele quem diz "Oh, shit" quando um grande perigo apareçe.



Sendo levado de brinde com o bando, está lá um garotão estabanado que é pura paixão. Louco por adrenalina, ele faz algumas m***** que comprometem a segurança do grupo. Geralmente fala muito, e é aquele que "tem cara de quem vai ser o primeiro a sambar" desde o início do filme. Não raro, o sentimento paterno que o herói cria por este abestalhado não será o bastante para tirar o dele da reta.





Algumas outras figurinhas tarimbadas são bastante frenquentes também, mas são secundárias e portanto, opcionais. Mas se você quiser acrescentar o companheiro animal do herói, ou o mosntro/criatura hostil que acaba se tornando amigo do grupo logo no início do filme, ou o sub-vilãozinho chato que fica aparecendo inúmeras vezes fazendo você dizer "puts, de novo esse cara? mata logo!", ou o louco morimbundo que grita profecias no meio da rua, ou mesmo o pai da princesa (geralmente, um coroa chato metido a eloquente e que só fala/faz bobagem), fique à vontade - o épico é seu.

Só lembre de colocar um nome legal no seu filme, e nada como Clash of Titans, num filme em que apareçe apenas 1 (um) titã que por sinal não luta contra outro em momento algum. Mas também, eu assumo minha culpa - me desculpe Louis Leterrier, mas o que é que eu podia esperar de um cara que já fez pérolas como O Incrível Hulk e Cão de Briga? Respondendo a pergunta lá do 2º parágrafo, eu mereço, sim. Eu mereço.  :\

30 comentários:

  1. Ivan Reis, você é foda! Eu ri muito. kkkkkkkkkkkk
    Enquanto eu lia esse texto eu lembrava de vários e vários filmes que correspondem exatamente desta forma!É sempre assim nunca muda, e o pior que o filme acaba sendo previsível, você sempre acaba sabendo o que vai acontecer adiante!

    ResponderExcluir
  2. Leia a sinopse homiiiiiiiiii! Pra depois nn ficar assim tão barriado! Ta igual a um amigo meu, q assistiu APOCALYPTO e disse q faltava alguma coisa( na certa esperado explosões e aliens!kkkkkkk), filmes de mitologia são sempre assim, e ja vai sair outro "Os Imortais!", q se n me engano fala do msm Perseus. Depois do filme "A Odisseia" os outros filmes são só os outros. Todos dão na msma, acaba cansando msm neh?! Mas, bola pra frente Ivanzito! =D

    ResponderExcluir
  3. hehehehe
    Ramon, a sinopse só diz que o filme é bom! kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Então, Monize, né verdade? Quem vê filme sempre se cansa logo... rsrs

    ResponderExcluir
  5. kkk rapaz, perfeita as colocações, já li outras postagens suas, você é um crítico de alto nível brother... vou imprimir isso e gravar meu próprio épico, depois desse passo a passo, alguém vai ter que gostar! abração...

    Ass. Darlan

    ResponderExcluir
  6. hhehehehehe - que nada, doido. Eu só não sou muito paciente... rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Pensei q só eu não tinha gostado desse filme!! kkkkk!!! Só perdi meu tempo!!!

    ResponderExcluir
  8. Nem terminei(na verdade mal comecei) de ler o post mas tive que comentar: seria surreal um filme sobre mitologia em que não houvessem falass.. fiquei imaginando porque, as maiores "lições de moral" desses filmes não precisam de explicação. Se o filme for realmente bom vc tira muito mais que uma fala de impacto. :)

    ResponderExcluir
  9. Agora o comment finale... kkkk Ivan, o post tá ótimo. Não tá cansativo e mantém o bom humor *-*..
    Além de fazer todo sentido e não falar bobagem, diferentemente do que os posts com humor fazem. =)

    ResponderExcluir
  10. Rei Arthur, príncipe da Pérsia , Alexandre o grande, thor , cruzadas, 300..q mais? Apesar de serem historias diferentes têem o mesmo contexto e tds esses personagens.
    Mas eu gosto de assistir. Não vou negar q o figurino e a fotografia são legais.

    ResponderExcluir
  11. "ivan...um garoto atento!" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk taí...

    ResponderExcluir
  12. (Lice Franco) Concordo contigo. Eu acredito também que o roteirista tem um desafio gigante hoje em dia, que é o de criar falas que sejam poderosas mas que não sejam piegas nem clichês.

    E a gente não percebe isso ser superado com tanta frequência por aí. Em filmes de criança, por exemplo, o negócio é cada vez mais repetitivo. Tudo bem que nem todo mundo consiga ser "O Pequeno Príncipe" ou "Alice no país das maravilhas". Mas um mínimo de originalidade seria bem-vinda...

    ResponderExcluir
  13. (Ianne) Ah, pode crer! Nesse tipo de filme, eu fico ligadasso nesses aspectos. E de todos os que você disse, 300 é o meu favorito disparado. Obra prima mesmo! O figurino nem me chama tanta atenção, mas a fotografia, o colorido são espetaculares! :D

    ResponderExcluir
  14. 300 - Tá aí um ótimo épico... bem lembrado, Ianne! :)

    ResponderExcluir
  15. bem observado, Ivan.
    Gostei do texto,sempre é assim msm velho!! kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  16. Rsss. Muuuuito legal o post! E o pior é que esse é o meu gênero favorito...

    ResponderExcluir
  17. Eita, Enne! Sorry,,,rsrs Mas tem muito épico bom por aí, claro..

    ResponderExcluir
  18. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    agora já posso fazer meu épico, com um guia desses!!! kkkkkkk
    massa, Ivan!

    ResponderExcluir
  19. Eita, Tati, eu imaginei sua risada agora! Igualzinha como você digitou.. rsrs - Beijão, minha amiga! :D

    ResponderExcluir
  20. ...(ok, ele é um titã, mas não precisava ser tão grande a ponto de poder ser considerado um lugar)...
    Quase morro de tanto rir quando li esse trecho. rsrsrs.
    Vou te contar que tá osso assistir filme hoje. Fui baixar um filme baseado em fatos reais, porque não sei da onde surgiu essa minha noia repentina sobre futuro, crença e ETs.
    Pois bem, baixei e assisti "Contatos de 4° grau". Não vou comentar porque tem gente que gosta de perder tempo. Então fiquem a vontade para perder.. oops, assistir.
    O que mais faço sempre é recorrer a filmes do passado. O último foi "Blade Runner - O caçador de andróides." Filme de 1982. Foi poetico ver esse filme. ""todos esses momentos ficarão perdidos no tempo, como lágrimas na chuva."
    Post excelente.
    Abração irmão.

    ResponderExcluir
  21. Na verdade, falando em mitologia eu acho uma pena porquê há muitos mitos gregos que poderiam ser aproveitados melhor, ou pelo menos, ser aproveitados como no caso d'A Odisseia que já falaram aí.

    ResponderExcluir
  22. (Thiago Nuts) Grande Thiago! :D Cara, não sei se tem a ver uma coisa com a outra, mas em 77, Steven Spielberg (gosto sim, e daí) fez um filme chamado "Close Encounters of the Third Kind", que em português ficou "Contatos Imediatos de Terceiro Grau". E este sim, é um filmaço, grande clássico nessa área de filmes sobre ufologia. Me lembro de já ter ouvido esse nome VÁRIAS vezes, quando se fala em filme de ET. Vai ver que esse que vc citou é um caso de MAU USO do nome da obra de Spielberg.

    Sobre Blade Runner, sem comentários. A estória de Ridley Scott fala por si só, basta ver outros clássicos que ele produziu. Mas agora meu deu uma vontade do caramba de ver Blade Runner... CRÁSSICO!

    ResponderExcluir
  23. (Sara) Pois é, Sara, concordo contigo. A mitologia grega tem muitas estórias (tragédias, especialmente) super contundentes e profundas. Mas nessas super produções hollywoodianas, a gente acaba notando muito mais um esforço no sentido de transformá-las em estorinhas mais palatáveis para o "grande público", sem querer soar elitista...

    Aí filmes como "O Senhor dos Anéis" acabam ganhando, para mim pelo menos, muito mais "conceito" do que qualquer uma dessas adaptações sofríveis... a MATURIDADE do roteiro, a FORÇA dos diálogos, a singeleza SINCERA e não-forçada de certas cenas são evidentes! É um filme ARREBATADOR!

    E o próprio 300, como já citaram, que tem um visual espetacular! E a estória também, que é contada de uma forma muito estilosa, como tudo de Frank Muller, vide Sin City, por exemplo.

    ResponderExcluir
  24. À medida que ia lendo a receita pra fazer o meu próprio épico foi passando um filme de vários filmes na minha mente. E decididamente não consigo fazer as pazes com as produções hollywoodianas. Na verdade, faz um bom tempo que é uma sacrifício pra mim ter que assistí-las;

    ResponderExcluir
  25. (uma menina) Pois é, esse filme foi uma estória engraçada eu ter visto. Há muito tempo, eu ando desmotivado pra caramba com locadoras. Vc loca o DVD e tá arranhado, pergunta por tal filme, não tem, etc... Então hoje ue baixo! rsrsrs

    Mas este, foi de umaespécie de despedida de umalocadora daqui. eu chegeui lá e dos poucos interessantes que tinham lá, eu peguei TODOS que um dia eu teria um MÍNIMO interesse de assistir, pra que eu me sentisse quite e não sentisse vontade de voltar lá NUNCA MAIS - rsrsrs - que nóia, velho... rsrsrs

    Resultado - loquei 14 filmes de uma vez e gravei tudo no computador. Até "A Múmia" tem aqui... vai comer uma fila da pêga... rsrsrs

    ResponderExcluir
  26. Sei como é. Locadoras são frustrantes e há mto já desisti delas. Os downloadas são meu grande consolo e se quiser posso te passar umas coisas pra te consolar tbém.

    ResponderExcluir
  27. (uma menina)Pronto, beleza. Já fico no aguardo! :)

    ResponderExcluir